SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA


Num SEP, os relés à impedância devem apresentar valores de impedância limitados ao comprimento da mesma. Isso se deve ao fato de:



O relé não limita a área de atuação e não atuação.


A atuação do relé não se originar no início da linha.


As linhas de transmissão apresentarem comprimento finito.


Nas linhas de transmissão, o valor de seu comprimento é desprezível.


Dificultarem o ajuste em função de sua distância.

Considerando o estudo de ocorrência de fenômenos em sistemas genéricos, em relação à potência reativa, assinale a alternativa correta.

 


Provoca o aumento de tensão, trabalhando assim em regiões instáveis de estabilidade


Os estudos das curvas de injeção de reativos em SEP mostram regiões de instabilidade e estabilidade, bem como a margem de reativos


Seu estudo é avaliado através da injeção de potência ativa e reativa no sistema, ou seja, através de curvas QxV


Os ajustes de excitatriz de máquinas síncronas, banco de capacitores, são irrelevantes


Não e possível avaliarmos os aumentos e diminuições de potência reativa no sistema

A detecção de faltas de alta impedância em alimentadores de sistema de distribuição utilizando redes neurais artificiais é executada em três fases:

 

I - A primeira fase coleta e processa uma série de sinais com informações sobre a corrente da linha do alimentador, de acordo com a extensão da rede.

II - A segunda fase consiste no treinamento da rede neural. Dessa forma, esta estará treinada e reconhecerá uma série de padrões de sinais normais de operação e de falta.

III - A terceira e última etapa processa novos sinais com a rede neural já treinada. Ela visa comprovar que a abordagem é eficiente e que a rede neural está corretamente treinada.

 

Em relação às afirmações indicadas:

 


Somente a afirmação III é verdadeira.


As afirmações I e II são verdadeiras.


Somente a afirmação I é verdadeira.


As afirmações II e III são verdadeiras.


Somente a afirmação II é verdadeira.

Perturbações em sistemas elétricos de potência causam efeitos e consequências a serem avaliados. A partir desse conceito, assinale a alternativa que não contém esses princípios.

 


Afundamentos de tensão e desvios de frequência são consequências do aumento continuado de carga no SEP


Cortes de Cargas (ERAC) são frequentemente utilizados no controle de subfrequência


A estabilidade transitória, por defasagem entre ângulos elétricos do sistema e ângulo mecânico no eixo das máquinas, acarreta aceleração ou frenagem da máquina


A estabilidade de frequência é caracterizada pela capacidade de um sistema de potência de manter a frequência dentro de uma faixa aceitável durante condições de operação normais


A sobrefrequência é menos problemática que a subfrequência, porque o desligamento da unidade, nesse caso, irá contribuir para a redução da frequência

Temos duas condições básicas a serem avaliadas: a suportabilidade da máquina em condições nominais de funcionamento, que traz o limite de potência e da corrente máxima a ser permitida no estator da máquina e no enrolamento da excitatriz de formação do campo de formação dos polos da máquina, e a variação das impedâncias internas da máquina dada pela variação da velocidade síncrona de geradores síncronos, alterando as condições de funcionamento do gerador, normalmente avaliadas nas condições de regime e subsíncrono.

Quais são esses tipos de funcionamento?

 

I.   Funcionamento em condições normais.

II.  Funcionamento em sobrecorrentes de partida de motores.

III. Funcionamento em correntes de falta nos terminais da máquina.

IV. Faltas Internas

 


I, II e III


I e IV


II e III


I , II, III e IV


II, III e IV

Assinale a alternativa que contém a afirmação verdadeira.



Protegendo barramentos contra sobrecorrentes, teremos boa proteção contra arcos elétricos.


Por serem robustos e sobre dimensionados, barramentos não necessitam ser dimensionados quanto à limitação térmica.


A proteção diferencial visa detectar faltas internas em equipamentos como transformadores e geradores e não tem aplicação em proteção de barramentos.


Em aplicação de proteção diferencial em barramentos, deve ser considerada a condição de saturação diferente dos TCs primários e secundários de proteção.


Os relés de proteção a distância são essencialmente direcionais e, dessa forma, impedem proteção de barramentos como função de proteção de retaguarda.

Com a evolução da eletrônica e a introdução de equipamentos digitais, os relés além dos requisitos básicos, é desejável que possuam ainda outras funções. A função que permite em relés digitais que os equipamentos de proteção situados mais próximos do local de ocorrência da falta possam atuar, eliminando-a em tempo muito pequeno, variando entre 50 ms a 100 ms é:

 


Oscilografia


Watchdog


Autocheck


Breaker failure


Seletividade lógica

Relés para avaliação de correntes, normalmente denominados relés de sobrecorrente, podem ser direcionais ou não, ser de tensão (sub e sobretensão), de frequência (sub e sobrefrequência), ou de fluxo de potência, normalmente direcionais.

Pode-se afirmar que:

 


Relés de subtensão operam quando a tensão do sistema cai abaixo de um valor preestabelecido ou ajustado, sendo expresso pela função 27 da tabela ANSI.



Não há diferenças expressivas em dispositivos de tensão e de frequência.


Relés de subfrequência são mais frequentes em sistemas não aterrados, para a detecção e eliminação de faltas a terra.


Relés de sobretensão operam quando a tensão do sistema cai abaixo de um valor preestabelecido ou ajustado, sendo expresso pela função 52 da tabela ANSI.


Relés de fluxo de potência são dispositivos de sobrecorrente com restrição de tensão.

As especificações quanto aos relés, de acordo com as normas vigentes da ABNT e as referências utilizadas IEC e ANSI, determinam que eles:

  1. Devem apresentar funcionamento de temporização.
  2. Devem obedecer a curvas de funções específicas e padronizadas.
  3. Devem apresentar uma temporização parametrizável e que possa ser avaliada dentro de padrões preestabelecidos e reconhecidos pela comunidade técnica internacional.

Em relação às afirmações:

 


Somente a I e II estão corretas.


Somente a I e III estão corretas.


Somente a afirmação I está correta.


Somente a II e III estão corretas.


Todas as afirmações estão corretas.

Com a evolução e o desenvolvimento da eletrônica, os relés também evoluíram, e um dos frutos dessa evolução são os relés digitais microprocessados. Quanto a eles, pode-se afirmar que:

 


Há quebras de requisitos básicos com a utilização deste dispositivo, não sendo, portanto, recomendado.


São capazes de interromper grandes potências de curto circuito, mas falta a eles inteligência, necessitando assim de um relé auxiliar, que são classificados de relés secundários.


Podem ser associados em redes de comunicação de proteção, podendo ser equipamentos IED que atuam independentes ou em redes com protocolos adequados.


Suas características ainda não foram profundamente estudadas, o que gera insegurança em seu uso. Devemos optar por modelos mais ultrapassados e confiáveis.


Por questão de segurança, não permitem parametrizações via local ou softwares de parametrização e programação complexa.

Páginas: 1234567